O DESENVOLVIMENTO DAS SETE SKILLS DO INGLÊS
UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA A PROFICIÊNCIA NA LÍNGUA INGLESA
Palavras-chave:
Métodos de Ensino. Ensino de Inglês como L2. Metodologia Ativa.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar possíveis estratégias para o ensino de língua inglesa voltado para as demandas do uso dessa língua atualmente, além da busca do alcance de uma proficiência, tendo como objetivo um processo de aprendizagem mais prazeroso e eficaz. Para isso é necessário investigar quais são os melhores caminhos levando em conta os recursos disponíveis (tecnológicos, analógicos), quais são essas demandas (nível de proficiência maior, globalização, letramento digital), etc. Assim, esta pesquisa foi fundamentada numa revisão bibliográfica a fim de encontrar as respostas essenciais para a construção da ideia proposta no trabalho.
Referências
ABRAHÃO, M. H. V. Conflitos e Incertezas do Professor de Língua Estrangeira na Renovação de sua Prática de Sala de Aula. Sínteses, Campinas, SP, v. 2, p. 11-18, 1997.
ARAÚJO, A. F.; DIAS, D. L. F.; LOPES, F. E. de F. Integrando as Quatro Habilidades Linguísticas no Ensino de Língua Inglesa. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2, 2015, Campina Grande. Anais CONEDU. Paraíba: Realize, 2015.
BATISTA, J. de L. L. A Importância das Metodologias Ativas para o Ensino da Língua Inglesa na Escola Pública. Ciência em Evidência, Capivari, SP, v.3, 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. p. 241-263.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: Língua Estrangeira. Brasília: MEC, 1998.
DIESEL, A.; BALDEZ, A. L. S.; MARTINS, S. N. Os Princípios das Metodologias Ativas de Ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, v. 14, n. 1, p. 268-288, 2017.
GOBBI, D. A Música Enquanto Estratégia de Aprendizagem no Ensino de Língua Inglesa. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Caxias do Sul e Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001.
GOMES, F. W. B. O Uso de Filmes Legendados como Ferramenta para o Desenvolvimento da Proficiência Oral de Aprendizes de Língua Inglesa. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2006.
OLIVEIRA, L. C. O RPG Como Alternativa de Ensino de Língua Inglesa: utilizando a imaginação como recurso pedagógico. TCC (Licenciatura em Letras) - Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2019.
OXFORD, R. L. (1989). Use of Language Learning Strategies: A Synthesis of Studies with Implications for Strategy Training. System, 17, 235-247. https://doi.org/10.1016/0346-251X(89)90036-5.
UPHOFF, D. A história dos Métodos de Ensino de Inglês no Brasil. In: BOLOGNINI, C. Z. A língua inglesa na escola. Discurso e ensino. Campinas: Mercado de Letras, 2008, p. 9-15.
VILELA, A. C. S. Transferência Linguística e Transferência de Treinamento na Interlíngua do Falante de Português-L1/Inglês-L2. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 DIVERSITÀ: Revista Multidisciplinar do Centro Universitário Cidade Verde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.