A IMPORTÂNCIA DO IMPACTO DA LEITURA PARA A CONSTRUÇÃO DA COMPREENSÃO DO TEXTO PELO LEITOR
Palavras-chave:
Leitura, Formação leitora, Leitor realResumo
O reconhecimento da subjetividade do leitor na construção da significação no texto tem sido preocupação de teóricos e professores acerca do ensino de leitura. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo refletir sobre a importância de se considerar o impacto da leitura para a compreensão do texto pelo leitor. Para tanto, projeta-se este trabalho, sob um caráter exploratório, com enfoque na subjetividade do leitor, seguindo visões teóricas de autores que têm trabalhado nessa perspectiva como: (JOUVE, 2002); (ANDRUETTO, 2017); (ROUXEL, 2012) entre outros. Assim, o corpus deste estudo é constituído por um questionário aplicado em meio virtual, com estudantes de Pós-graduação de Instituições públicas e privadas. Com base na interpretação e análise dos dados, constatou-se a importância da subjetividade para a formação de leitores críticos e, espera-se com esta pesquisa, contribuir para fomentar mais reflexões, mais discussões sobre a importância de se considerar o leitor real como ponto de partida para interpretação de texto na sala de aula e fora dela.
Referências
ANDRUETTO, Maria Teresa. Elogio da dificuldade. In: ANDRETTO, M.T. A leitura, outra revolução. Trad. Newton Cunha. São Paulo: Sesc, 2017, p. 79-96.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
JOUVE, Vincent. O impacto da leitura. In. A leitura. São Paulo: Editora UNESP, 2002.
KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Introdução à linguística textual: trajetória e grandes temas. 2ª. Ed.-São Paulo: Editora WMF: Martins Fontes, 2009.
PASTORELLO, Lucila Maria. Leitura em voz alta e produção da subjetividade. São Paulo: Edusp, 2015.
ROUXEL, A. (2012). Mutações epistemológicas e o ensino da literatura: o advento do sujeito leitor. Revista Criação & Crítica, (9), 13-24.Disponível em https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v5i9p13-24.Acesso em: 30 de jun. 2022.
TRIPP, D. (2005). Pesquisa-ação: uma introdução metodológica (p. 446). Educação e pesquisa, v. 31, n. 3, p. 443-466. Disponível em https://www.scielo.br/j/ep/a/3DkbXnqBQqyq5bV4TCL9NSH/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 24 jun. 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 DIVERSITÀ: Revista Multidisciplinar do Centro Universitário Cidade Verde
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.