O ENSINO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA PELO GÊNERO TEXTUAL HQ

Autores

  • Fátima Christina Calicchio UniCV

Palavras-chave:

Variação linguística. Gênero textual. Formação Docente.

Resumo

Este estudo tem como objetivo evidenciar uma alternativa para o ensino da variação linguística na formação de professores pedagogos. Para tanto, esta discussão apresenta uma pesquisa de caráter bibliográfico, de base na Sociolinguística variacionista, com ênfase na Pedagogia da variação linguística, seguindo perspectivas teóricas de autores que têm trabalhado nessa perspectiva como Alkmin (2005), Bortoni-Ricardo (2004), Faraco (2008) e Lyons (1982). Nesta pesquisa, é realizado um exercício de análise no gênero textual História em Quadrinhos (HQ), com a finalidade de mostrar aos futuros professores pedagogos uma alternativa para o ensino e aprendizagem da variação linguística em contexto da sala de aula. Espera-se com esta discussão oferecer reflexões sobre a necessidade de práticas pedagógicas que se voltem para consideração da diversidade linguística.

Referências

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Publicado

2024-07-10