O profissional de marketing e o cenário híbrido que envolve as linguagens da publicidade e da propaganda

Autores

  • Tácia Rocha
  • Marcela Bortotti Favero

Palavras-chave:

Publicidade, Propaganda, Marketing, Linguagem, Hibridismo.

Resumo

A publicidade e propaganda tem vivenciado fases de transformações em sua tipologia, à medida que o próprio mercado tem complexificado as relações comerciais e a diversidade de produtos. Por essa razão, entre outros fatores históricos aqui ensaiados, essas duas atividades da promoção, um dos P's do Mix de Marketing, envolvem profundas contradições, pois não há unanimidade de definições entre os autores. Este trabalho tem por objetivo compreender quais as diferenças entre a linguagem da publicidade e a linguagem da propaganda, partindo da hipótese de que essas linguagens ora se distinguem, ora se fundem, ocasionando uma indiscriminação dos termos por parte do profissional de marketing. Para tanto, o aporte histórico tratará das peculiaridades que cada linguagem adquiriu no processo de comunicação, combinado com pesquisa documental de vídeos publicitários e análise de conteúdo dos mesmos, a fim de compreender como se dão os fenômenos entre essas tipologias na atualidade. A pergunta que norteia esta pesquisa é: como o profissional de marketing pode distinguir os termos para utilizá-los de maneira estratégica na comunicação de uma marca? O que está em jogo não são achismos mercadológicos ou academicismos em série sobre publicidade e propaganda, mas o conhecimento da essência de cada um desses elementos com vistas à eficiência comunicacional de uma determinada instituição, seja pública ou privada.

Referências

AMERICAN MARKETING ASSOCIATION (AMA). Definição de Marketing aprovado pelo quadro de diretores da associação. 2013. Disponível em:
<https://www.ama.org/AboutAMA/Pages/Definition-of-Marketing.aspx>. Acesso em: 08 ago. 2014.
APPOLINÁRIO, F. Dicionário de metodologia científica: um guia para a produção do
conhecimento científico. São Paulo, Atlas, 2009.
BAUDRILLARD, Jean. Significação da publicidade. In: LIMA, Luiz Costa (org.) Teoria da cultura de massa. Paz e Terra, Rio de Janeiro, 1976, p. 276
CHURCHILL, G.A.; PETER, J. P..Marketing: Criando valor para os clientes. São Paulo: Saraiva, 2000.
COBRA, Marcos. O impacto da propaganda. São Paulo: Atlas, 1991.
CUNHA, Antônio Geraldo da. Dicionário etimológico nova fronteira da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1996.
DOMENACH, Jean-Marie. A propaganda política. São Paulo: Ed. RidendoCastigat Mores, 2001. Disponível em: << http://www.ebooksbrasil.org/eLibris/proppol.html >> Acesso em: 10 out. 2010.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Aurélio Século XXI: o dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.
HILLMAN, James. Cidade e alma. Trad.: Gustavo Barcellos e Lúcia Rosemberg. São Paulo: Studio Nobel, 1993.
MALANGA, Eugênio. Publicidade: uma introdução. São Paulo: Atlas, 1979.
MANZO, José M. de Campos. Marketing, uma ferramenta para o desenvolvimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.
MUNIZ, Eloá. Publicidade e propaganda origens históricas. Caderno Universitário, N. 148, Canoas, Ed. ULBRA, 2004.
NICKELS, W. G.; WOOD, M. B.Marketing: relacionamentos – qualidade – valor. Rio de Janeiro: LTC, 1999.
OLYMPIKUS lança novo posicionamento. Campanha criada pela DM9Sul conclama atletas amadores: Seu corpo não foi feito para ficar parado. Meio e Mensagem. São Paulo, 03 de abr. Disponível em: <http://www.meioemensagem.com.br/home/comunicacao/noticias/2014/04/03/Olympikus-lanca-novo-posicionamento-.html> Acesso em: 07 ago. 2014.
PINHO, José Benedito. Comunicação em marketing. Campinas: Papirus, 2001.
PROSS, Harry; BETH, Hanno. Introducción a la ciência de La comunicación. Barcelona: Anthropos, 1990.
RAMOS, Ricardo. Do reclame à comunicação: pequena história da propaganda no Brasil. São Paulo: Atual Editora, 1985.
SAMPAIO, Rafael. Propaganda de A a Z: como usar a propaganda para construir marcas de sucesso. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. SANDMANN, Antonio José. A linguagem da propaganda. São Paulo: Contexto, 2007.
VESTERGAARD, Torben; SCHRODER, Kim. A linguagem da propaganda. Trad.: João Alves dos Santos. São Paulo: Martins Fontes,

Downloads

Publicado

19-10-2015

Edição

Seção

Artigos Completos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>