NOVAS ESTRATÉGIAS DE CONCEBER O ENSINO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL COM A PERSPECTIVA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Abstract
A presente pesquisa tem como o objetivo geral desenvolver e avaliar um projeto organizado com crianças das séries iniciais da educação especial, com o intuito de investigar como uma metodologia ativa de aprendizagem pode favorecer a participação e o aprendizado significativo de alunos e alunas. Dentro do objetivo geral, especificaremos o levantamento histórico e bases teórico-filosóficas das metodologias ativas e das práticas pedagógicas baseadas no envolvimento e na participação de estudantes especiais e do ensino regular, para isto, é preciso registrar e analisar as ações docentes e discentes ao longo da história e analisar os desdobramentos e os resultados da utilização de uma metodologia ativa com crianças dos anos iniciais da educação especial, especialmente no que concerne à participação, aprendizado dos conteúdos curriculares e das questões éticas que permeiam o tema da pesquisa. Assim, à metodologia utilizará uma abordagem bibliográfica, fundamentada na reflexão de leitura de livros e trabalhos, bem como pesquisa de autores que contribui para o estudo da aprendizagem e desenvolvimento dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.