RELATÓRIO TÉCNICO DE CONSULTORIA EM CUSTOS REALIZADO NA EMPRESA ABC LTDA. – UM ESTUDO DE CASO
Keywords:
Contabilidade de custos, métodos de custeio, departamentalização.Abstract
O presente trabalho foi desenvolvido em uma empresa de assessoria contábil, fiscal e trabalhista abordando os seus custos e a importância da aplicação de um método de custeio utilizando o critério de departamentalização. Deste modo, houve a oportunidade de verificar se a mesma possui um sistema ou parâmetro para mensuração dos custos. Para ter um melhor conhecimento sobre o assunto, realizou-se um estudo a partir de pesquisa bibliográfica por meios de livros conciliando a teoria com a prática. Em seguida foram utilizados como base para o estudo de caso, relatórios disponibilizados pela empresa que possibilitaram realizar o levantamento dos gastos classificando-os de maneira adequada. Assim, o trabalho teve como objetivo analisar os custos e verificar se havia superávit ou déficit em relação aos valores dos honorários cobrados atualmente. A partir da análise foi possível avaliar os gastos gerados pela empresa e a partir da elaboração de uma planilha, ficou estabelecido um sistema de custeio para apurar os custos por cliente, constituindo assim, um modelo a seguir para fixar preços adequadamente.