A A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE PESSOAS NA PROMOÇÃO DO BOM CLIMA ORGANIZACIONAL

Autores

  • Rebecca Tavares Nishimura Abreu Centro Universitário Cidade Verde

Palavras-chave:

Clima Organizacional, Gestão de Pessoas, Bem-estar

Resumo

RESUMO

 

A gestão de pessoas possui função ampla no cenário organizacional, ela deve liderar, motivar e auxiliar os colaboradores para que os melhores resultados sejam alcançados, para isso deve-se atentar-se ao clima organizacional, haja vista que este impacta diretamente  na vida dos funcionários, pois quando favorável proporciona aos colaboradores meios de trabalho eficazes, bem-estar, qualidade de vida e motivação, e para a empresa melhoria em seus processos e, consequentemente, melhores resultados, ao passo que quando negativo pode gerar impactos sobre a saúde, apatia, estresse, absenteísmo, queda na produtividade e turnover. O presente artigo objetiva elucidar o papel da gestão de pessoas na promoção do bom clima organizacional. Para tal optou-se pela metodologia de revisão bibliográfica a com obras encontradas nas plataformas SciElo e Google Acadêmico. Compreendeu-se que o clima organizacional é fundamental para o bom andamento de uma empresa, cabendo a gestão de pessoas avaliar a qualidade deste clima a fim de mensurar o nível de satisfação dos colaboradores bem como elaborar um projeto de intervenção sobre o mesmo.

 

Palavras-Chave: Clima Organizacional; Gestão de Pessoas; Funcionários; Bem-Estar.

 

Referências

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BAUDUCCI, Daniel; KANAANE, Roberto. Relevância da gestão de pessoas no clima organizacional de uma empresa de engenharia. Boletim Academia Paulista de Psicologia, ano XXVII, edição nº 02, jul-dez. de 2007).

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. Edição nº 07, São Paulo: Editora Elsevier, 2004.

_______. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos na organização. Edição nº 03, Rio de Janeiro: Editora Elsevier, 2010.

DRUCKER, Peter. O líder do futuro. Edição nº 01, São Paulo: Editora Futura, 2006.

GIL, Antônio C. Gestão de pessoas: enfoque nos papéis profissionais. São Paulo: Editora Atlas, 2001.

KOTLER, Philip. Administração de Marketing. Edição nº 10, São Paulo: Editora Prentice Hall, 2000.

KOYS, D.; DECOTTIS, T. Inductive measures of psychological climate. Revista Human Relations, vol. 44, edição nº 03, 1991.

RODRIGUES, Luana Pereira; RODRIGUES, Rodolfo Henrique; SANTOS, Hugo Henrique. A influência do gestor no clima organizacional: motivação no ambiente de trabalho. Revista Executive On-Line, vol. 03, edição nº01, Bebedouro, São Paulo, 2018.

SILVA, Karina Ramos da. Estresse no Ambiente de trabalho: causas, consequências e prevenções. Fundação Educacional do Município de Assis – Fema: Assis, 2013. Disponível em: < https://cepein.femanet.com.br/BDigital/arqTccs/1011261124.pdf > Acesso em 27 de outubro de 2021.

TAMAYO, Álvaro. Valores e clima organizacional. In: PAZ, M. G. T.; TAMAYO, Álvaro. Escola, saúde e trabalho: estudos psicológicos. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1999.

Publicado

2021-12-14

Edição

Secção

Artigos Completos