PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM NA LINGUAGEM: DISTÚRBIO DE PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL
Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo geral estudar a relação entre o Distúrbio Auditivo Central e os problemas de aprendizagem. Para tanto os objetivos específicos são analisar a importância de professores, pais e o especialista (fonoaudiólogo) atuarem de forma equilibrada; e por fim identificar, tanto quanto possível, os diversos tipos de carências que a criança traz consigo para a escola salientando oportunidade de descobertas e inovações num ambiente rico em desafios, estimulando a criança a pensar e a descobrir situações desafiadoras adequadas ao seu nível. A metodologia utilizada foi bibliográfica, fundamentada na reflexão de leitura de livros e trabalhos, bem como pesquisa de grandes autores que contribuíram para o estudo do processamento auditivo e fonológico em crianças e influência na alfabetização. Conclui-se que as atitudes e procedimentos dos professores são fortemente influenciados pela natureza das condições de incapacidade das crianças, é necessário que as escolas, professores e os pais se unam para uma total disponibilidade de apoio físico e humano, consistente na associação de uma atitude de inclusão.