TRABALHANDO COM AUTISMO NA ESCOLA

Autores

  • Diana Cristine Moraes Uninter

Palavras-chave:

Educação, Inclusão

Resumo

Atualmente, é comum crianças em idade escolar, quando apresentam algum comportamento que foge à regra daquele que é permitido, ser taxada de problemática, briguenta ou mal educada. Os pais se sentem culpados por não darem conta da educação do filho, alguns professores não sabem como ter manejo com a criança autista. As crianças que são acometidas deste transtorno possuem uma alteração neurológica no cérebro, mais especificamente no lobo frontal, o qual é responsável por funções executivas como controle de linguagem, planejamento, controle da emoção, capacidade de resolver problemas. O presente estudo sobre o autismo dentro de uma educação inclusiva se deu através de revisão bibliográfica.

Referências

BOSA, Cleonice & CALLIAS, Maria. Autismo: breve revisão de diferentes abordagens.

Psicologia, Reflexão e Critica. 2010.

BRASIL. Linha de cuidado para a atenção às pessoas com Transtornos do Espectro do Autismo e suas famílias na Rede de Atenção Psicossocial do SUS / Ministério da Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília: Ministério da Saúde, 2013.

CUNHA, E. Autismo e inclusão: psicopedagogia e práticas educativas na escola e na família. 4 ed. Rio de Janeiro: Wak, 2019.

LAZNIK, Marie-Christine. A voz da sereia: O autismo e os impasses na constituição do sujeito. Salvador: Ágalma, 2004.

PAULON, S. M; FREITAS, L. B. L;, PINHO, G. S. Documento subsidiário à política de inclusão – Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2005.

SCHIMIDT, C; BOSA, C. A investigação do impacto do autismo na família: revisão crítica da literatura e proposta de um novo modelo. Interação em Psicologia, v. 7, n. 2, 2003.

SILVA, A. B. B. Mundo singular: entenda o autismo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012. WILLIAMS, C., WRIGHT, B. Convivendo com autismo e síndrome de asperger:

estratégias práticas para pais e profissionais. São Paulo: M. Books do Brasil, 2008. VICARI, M. I. Melhorando a atenção e controlando a agitação. São Paulo, Thot, 2006.

Downloads

Publicado

10-07-2024